CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS DOS ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL - ARACAJU-SE


PROGRAMAS:

EF.01 – ELEMENTOS DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS – 30H
Grandezas escalares, vetoriais, tensoriais e suas transformações e operações; tensão e deformação; propriedades mecânicas elásticas dos materiais; relações entre tensões e deformações. Esforços normais; flexão simples; equação da viga; flexão composta; flambagem elástica; cisalhamento; torção de peças circulares e de tubos de paredes finas; abordagem energética para problemas estruturais. Conceitos básicos de análise matricial de estruturas; conceitos básicos de dinâmica das estruturas.

EF.02 – ELEMENTOS DE MÉTODOS NUMÉRICOS – 15H
Sistemas de Equações Lineares (Métodos diretos e métodos iterativos); Sistemas de equações não lineares (Método de Newton-Raphson); Interpolação polinomial de Lagrange; Derivação; Integração (Regras de Newton-Côtes, Quadratura Gaussiana); Resolução de equações diferenciais (Método de Euler, Método das Diferenças Finitas).

EF.03 – FUNDAMENTOS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS – 30H
Forma Forte e Forma fraca, Princípio dos Trabalhos Virtuais; Método de Galerkin; Método dos Elementos Finitos: funções de aproximação. Matriz de Rigidez, Matriz de Massa e Vetor de forças aplicadas. Elementos de barras, vigas, cascas, estado biaxial e triaxial. Integração completa, reduzida e modos incompatíveis; problemas numéricos (shear locking, volumetric locking, hourglassing); formulação mista u-P; avaliação de qualidade de malha e estudo de convergência; refino tipo h e tipo p; singularidade tensões. Modelagem de apoios e carregamentos.

EF.04 – ANÁLISE NÃO-LINEAR – 30H
Introdução a não-linearidade estrutural: não linearidade geométrica e não linearidade do material , abordagem incremental-iterativa para a solução de problemas estruturais não lineares, equação matricial de um modelo estático não-linear,  matriz de rigidez tangente e função esforço desbalanceado, avaliação da convergência. Modelos constitutivos não-lineares independente da taxa de deformação: critérios de falha e escoamento (Rankine, Tresca, Mohr-Coulomb, Von-Mises, Drucker-Prager), encruamento (isotrópico e cinemático), modelos constitutivos baseado em dano (smeared crack model), modelagem numérica de materiais com comportamento não linear. Não-linearidade geométrica; grandes deslocamentos, grandes deformações, flambagem não-linear, estratégias arc length e método da estabilização da energia. Não-linearidade de contato: modelagem de apoios e carregamentos, vínculos em problemas mecânicos, detecção do contato, avaliação da convergência. Recomendações para modelos não-lineares: identificação do uso de não-linearidade, recomendações importantes em soluções não-lineares (considerações de malha, aplicação de carregamentos, etc), exemplos de erros de convergência.

EF.05 – ANÁLISE DINÂMICA – 30H
Introdução à análise dinâmica: vibração livre, vibração forçada; amortecimentos: amortecimento viscoso e por histerese. Análise modal: fundamentos, algoritmos para determinação de autovalores e autovetores; fator de participação modal. Vibrações randômicas: densidade espectral e potência, resposta espectral, resposta média quadrática. Análise dinâmica rotativa: sistemas de referência, efeito Coriolis e giroscópico, diagrama de Campbell, forças síncronas e assíncronas. Análise dinâmica transiente: fundamentos, matriz de amortecimento, métodos diretos (implícitos e explícitos), método da superposição modal, sistemas sub-amortecidos e super-amortecidos.

EF.06 – ANÁLISE TÉRMICA – 15H
Introdução à transferência de Calor: Equação da transferência de calor; propriedades térmicas dos materiais; condições de contorno. Modelagem numérica: condução de calor em regime estacionário, análise térmica transiente; radiação, condução e convecção, acoplamento termo-estrutural.

EF.07 – MECÂNICA DA FRATURA E FADIGA – 30H
Introdução ao estudo de fadiga: Tipos de falhas estruturais, Definição de fadiga, Formação e propagação da trinca, Mecanismos típicos de trincamento por fadiga. Métodos tradicionais de dimensionamento à fadiga; Método Stress Life (S-N): Procedimento de cálculo, Diagrama de Wöhler, Características da curva S-N, Contabilização da dispersão (estatística), Entalhes e concentração de tensão, Efeito da tensão média, Fatores que modificam o limite de fadiga (Endurance Limit), Carregamentos de amplitude variáveis e a contagem de ciclos (“Rainflow Counting”), Regra de PalmGreen Miner – Cômputo do Acúmulo de Dano; Método do Strain Life ou de Iniciação de Trinca (E-N): Procedimento de cálculo, Carregamentos e o método de iniciação de trinca, Características de materiais, Curva E-N, Fatores que afetam a qualidade dos dados de ensaio, Contabilização da dispersão (estatística), Variabilidade no comportamento do material e influência na estimativa de vida, Influência da tensão média, Efeito de entalhes, concentração de tensões e a Lei de Neuber; Fadiga e análises dinâmicas no domínio do tempo e da frequência; Fadiga sob tensões multiaixiais. Mecânica da Fratura: Abordagens de projeto e avaliação de estruturas, Mecânica da Fratura Linear Elástica – MFEL, Mecânica da Fratura Elasto-Elástica – MFEP, Mecânica da fratura aplicada à fadiga.

 

CORPO DOCENTE

 

WEBER GEOVANNI MENDES MACIEL – MESTRE
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Mestrado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica (Área Infra-Estrutura de Transportes) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2002). Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas Offshore, Estruturas em Concreto Armado e em Aço, Fundações, Método dos Elementos Finitos, Estatística, Banco de Dados e Demografia.

IVY JEANN PINTO MARINHO – MESTRE (DOUTORANDO)
Graduado em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2000); - Mestre em ENGENHARIA CIVIL/ESTRUTURAS pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/2002); - MBA Executivo em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável (UnB-UFBA-UFLA-UFMT-INEPAD/2008); - Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais (UFPB) - Aguardando liberação do serviço público federal para afastamento e dedicação integral à Pesquisa; - Pesquisas nas áreas de Simulação Numérica via Método dos Elementos Finitos, Ciência e Engenharia de Materiais, Dinâmica das Estruturas, Engenharia de Petróleo (Refino/Destilação), Otimização de Estruturas, Desenvolvimento Regional Sustentável e Gestão Pública; - Experiência nas áreas de Engenharia Civil/Estruturas e Fundações; Gestão e Negócios de DRS, Investimentos de Renda Fixa e Variável; Projeto, Planejamento, Gerenciamento (Projetos e Riscos), Orçamento, Acompanhamento, Consultoria, Fiscalização e Auditoria de Obras Públicas Federais; e Engenharia Diagnóstica; - Engenheiro Civil do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em João Pessoa (PB); - Interesse atual em realizar pesquisas nas seguintes áreas: 1.0 - Ciência e Engenharia de Materiais (Micro Estrutura: Amortecimento (micro)Estrutural, Dano Estrutural e Reação Álcali-Agregado); 2.0 - Engenharia de Estruturas (Cálculo, Modelagem, Simulação, Análise e Otimização Linear e Não-Linear Estática, Dinâmica e Termoacústica, via Método dos Elementos Finitos, em Estruturas de Concreto, Aço e Compósitos); 3.0 - Dinâmica das Estruturas (Análise nos Domínios do Tempo e da Frequência); 4.0 - Gerenciamento de Projetos e de Riscos (BIM, Diagnóstico & Patologia, Orçamentação, Fiscalização e Gestão de Projetos & Riscos); 5.0 - Engenharia Financeira (Análise de Investimentos com Opções Reais via Processos Estocásticos nos Tempos Discreto e Contínuo); e 6.0 - Sustentabilidade das Construções (Dimensões Econômica e Ambiental).

JOABSON LIMA ALVES – MESTRE
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é engenheiro civil estrutural - MEK Engenharia e Consultoria S/A. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, Concreto Armado e Métodos Numéricos. 

ANDRÉ JACOMEL TORII – DOUTOR
É professor Adjunto II do Departamento de Computação Científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: otimização estrutural, confiabilidade estrutural, método dos elementos finitos, análise dinâmica de estruturas, métodos numéricos e análise numérica. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da UFPB. Faz parte do Centro de Otimização e Confiabilidade (CORE) e do Grupo de Pesquisa em Edificações: Estruturas, Materiais e Desempenho.

ANTONIO JOSÉ BONESS DOS SANTOS – DOUTOR
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001), doutorado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) (2007). De 2008 a 2010 foi professor auxiliar da Universidade Nova de Lisboa, (2010/2013) foi professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e e desde 2013 é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba . Tem experiência na área de Modelagem computacional, Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica Computacional, Princípios Variacionais e Métodos Numéricos. 

DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA - DOUTOR
Possui graduação em ENGENHARIA MECANICA pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é Professor 3 grau da Universidade Federal da Paraíba e Assessor de Extensão do DEMAT/UFPB da Universidade Federal da Paraíba. Atuando principalmente nos seguintes temas: Propriedades termomecânicas, Recuperação de forma, Materiais com Memória de Forma, Superelasticidade.


Preencha o formulário abaixo para inscrição.
Dados pessoais
Dados de correspondência
Dados Acadêmicos